Estrabismo divergente ou exotropia é uma forma de desvio ocular (estrabismo) em que um dos olhos está desviado para fora enquanto o outro está olhando em frente. É normal bebês apresentarem episódios de desvio para fora até 4-6 meses.
A exotropia pode estar presente o todo tempo ou pode ser intermitente, ou seja, o olho desvia para fora apenas em alguns momentos ou situações. O olho desviado pode ser sempre o mesmo ou o paciente pode alternar o olho que desvia para fora.
O estrabismo divergente pode ser congênito (estar presente desde o nascimento) ou adquirido (aparecer em algum momento da vida).
Doenças neurológicas, prematuridade, baixa visão em um dos olhos e história familiar de estrabismo são fatores de risco para exotropia.
Exotropia intermitente
É o tipo mais comum de desvio divergente, correspondendo a 75-90% dos casos de exotropia. Em crianças é comum fecharem um dos olhos quando estão no sol e o desvio é observado principalmente quando a criança está cansada, doente ou “sonhando acordada”, em adultos após a ingestão de bebida alcoólica ou sedativos. Alguns pacientes apresentam o desvio quando olham para longe. Apresentam visão binocular normal quando os olhos estão alinhados.
Embora o tratamento não cirúrgico seja menos efetivo ele é indicado em crianças pequenas (geralmente menores que 4 anos de idade), pacientes com pequeno ângulo e excelente controle do desvio e pacientes que não podem ser submetidos a cirurgias por problemas de saúde. Tratamentos não cirúrgicos incluem: prescrição de óculos quando necessário, prescrição de óculos com lentes negativas, oclusão (tampão) parte do tempo, prismas e exercícios ortópticos (tratam somente um tipo específico chamado insuficiência de convergência).
A cirurgia de correção de estrabismo é indicada para restauração e preservação da visão binocular, prevenção da ambliopia e melhora estética.
Mais informações sobre estrabismo divergente ou exotropia:
https://eyewiki.aao.org/Intermittent_Exotropia
https://aapos.org/glossary/exotropia
Fale comigo